Uma maneira de melhorar a produtividade, competitividade e o lucro de uma empresa é através de uma gestão de projetos de qualidade. Baseada no conjunto de conhecimentos, habilidades, técnicas e ferramentas, essa gestão visa o planejamento, execução e monitoramento de projetos, respeitando as metas estabelecidas ao utilizar práticas como:
- Definição de prazos
- Separação dos recursos disponíveis
- Criação de escopo
- Estabelecimento de comunicação
O objetivo na utilização de variadas práticas, é a satisfação do cliente. Este, pode ser tanto interno quanto externo a empresa, e será beneficiado diretamente com o resultado final. Sendo, a partir de suas necessidades e requisitos, planejado o projeto que será executado. O gestor é o grande responsável pelo atendimento às expectativas do solicitante, podendo alcançar o esperado ou superá-lo.
E como um gestor consegue obter sucesso em sua tarefa?
Agindo como um líder, ao engajar a equipe no processo e se dispor a ajudar as pessoas envolvidas na execução de suas funções.
Com o mercado cada vez mais competitivo e consumidores mais exigentes, se faz importante ter um bom gerenciamento de riscos, prazos, custos e qualidade sobre o pedido solicitado, afim de atender aos interesses do cliente. Quanto mais se pratica a gestão de projetos, melhor é o seu modo de execução. Quanto mais valor é agregado ao produto maior é a sua procura pelo público, refletindo direto sobre a receita da empresa. Dentre os benefícios que essa prática traz, os mais comuns são:
- Redução dos custos
- Cumprimento de prazos
- Promoção de engajamento dos colaboradores
- Previsão de riscos
- Satisfação do cliente
O departamento responsável pela centralização de padrões, decisões e estratégias dos trabalhos é o escritório de projetos. O objetivo principal deste local é promover suporte aos gerentes durante cada projeto através de ferramentas, metodologias e modelos auxiliares. É um ambiente de apoio direto e indireto, alinhado com a política da empresa e com seu objetivo almejado. Neste escritório ocorre a centralização das melhores práticas, informações, ferramentas e orientações, que culminam na diminuição das possibilidades de erros nos projetos futuros.