Mulheres Nutripura

publicado em 30 de março de 2022

Gestão de projetos e sua importância na organização

Gestão de projetos e sua importância na organização

Uma maneira de melhorar a produtividade, competitividade e o lucro de uma empresa é através de uma gestão de projetos de qualidade. Baseada no conjunto de conhecimentos, habilidades, técnicas e ferramentas, essa gestão visa o planejamento, execução e monitoramento de projetos, respeitando as metas estabelecidas ao utilizar práticas como:

  • Definição de prazos
  • Separação dos recursos disponíveis
  • Criação de escopo
  • Estabelecimento de comunicação

 

O objetivo na utilização de variadas práticas, é a satisfação do cliente. Este, pode ser tanto interno quanto externo a empresa, e será beneficiado diretamente com o resultado final. Sendo, a partir de suas necessidades e requisitos, planejado o projeto que será executado. O gestor é o grande responsável pelo atendimento às expectativas do solicitante, podendo alcançar o esperado ou superá-lo.

 

E como um gestor consegue obter sucesso em sua tarefa?

Agindo como um líder, ao engajar a equipe no processo e se dispor a ajudar as pessoas envolvidas na execução de suas funções.

 

Com o mercado cada vez mais competitivo e consumidores mais exigentes, se faz importante ter um bom gerenciamento de riscos, prazos, custos e qualidade sobre o pedido solicitado, afim de atender aos interesses do cliente. Quanto mais se pratica a gestão de projetos, melhor é o seu modo de execução. Quanto mais valor é agregado ao produto maior é a sua procura pelo público, refletindo direto sobre a receita da empresa. Dentre os benefícios que essa prática traz, os mais comuns são:

  • Redução dos custos
  • Cumprimento de prazos
  • Promoção de engajamento dos colaboradores
  • Previsão de riscos
  • Satisfação do cliente

 

O departamento responsável pela centralização de padrões, decisões e estratégias dos trabalhos é o escritório de projetos. O objetivo principal deste local é promover suporte aos gerentes durante cada projeto através de ferramentas, metodologias e modelos auxiliares. É um ambiente de apoio direto e indireto, alinhado com a política da empresa e com seu objetivo almejado. Neste escritório ocorre a centralização das melhores práticas, informações, ferramentas e orientações, que culminam na diminuição das possibilidades de erros nos projetos futuros.

Fale com o Tião, nosso consultor digital!