fbpx

Centro de Pesquisa Nutripura

O Centro de Pesquisa Nutripura (CPN) foi criado em 2015 em uma iniciativa da Nutripura que visa fortalecer seus clientes através de pesquisa, inovação e práticas que possam melhorar a produtividade, a lucratividade e a sustentabilidade do seus negócios.

O objetivo da Nutripura é apresentar mais um DIFERENCIAL ao Agronegócio com o intuito de FORTALECER a sua marca, BLINDAR seus clientes, AUMENTAR a sua área de Atuação e PREPARAR nossos CLIENTES para o Futuro.

MISSÃO

Fortalecer a pecuária, através de pesquisa, inovação, conhecimento, gestão e boas práticas, que contribuam para o alcance de sustentabilidade, em harmonia com o meio ambiente e o bem estar animal.

VISÃO

Ser reconhecido como um dos melhores centros de pesquisa do mundo, através de excelência em pesquisa, capacitação de pessoas e melhoria dos resultados econômicos de milhares de produtores de gado de corte no brasil.

PILARES

Acreditamos que a melhor maneira de prever o futuro é construí-lo. E para construir o futuro de maneira sustentável contamos com um dos principais pilares do Centro de Pesquisa Nutripura (CPN), a Pesquisa e Inovação. Esse Pilar tem a responsabilidade de buscar ferramentas, manejos e tecnologias que ofereçam soluções para nossos clientes, no sentido de aumentar a eficiência dos animais à pasto ou em confinamento.

Para alcançar esse objetivo, o Centro de Pesquisa Nutripura conta com uma estrutura robusta. Em confinamento, por exemplo, temos a capacidade de realizar experimentos para 1700 animais em 44 baias. Algo Inédito no Brasil.

Contamos ainda com 12 Piquetes de Terminação com capacidade para terminar 1800 animais por ano, onde coletamos dados de animais terminados em Confinamento á pasto, com intuito de comparar os resultados com confinamento tradicional, mostrando as limitações e os benefícios desse novo sistema de terminação de bovinos á pasto. Em pastagens temos 20 divisões de pastos, onde realizamos experimentos com até 300 animais.

Dessas unidades experimentais, coletamos e processamos diversas informações para inovar e desenvolver novos produtos. Tudo isso, acompanhado de perto, por uma equipe altamente capacitada para conduzir pesquisas com o maior rigor científico possível.

Todo esse trabalho conta com o apoio de um conselho Técnico, formado por professores renomados, que nos auxiliam nos direcionamentos das pesquisas, assim como na definição de novos experimentos para solucionar demandas encontradas no campo.

Principais linhas de pesquisas

  1. Busca por aditivos que possam melhorar a eficiência de bovinos em recria e terminação;
  2. Uso de coprodutos e subprodutos na alimentação animal (DDGs, feno, casca de soja, etc);
  3. Nível ótimo de volumoso em dietas para bovinos confinados;
  4. Impactos ambientais do sistema de produção;
  5. Bem-estar animal.

Acreditamos que nosso principal ativo são pessoas. E é por isso que a Formação e Treinamento de Pessoas é um dos pilares do CPN. São oferecidos treinamentos técnicos, práticos e teóricos em sistemas de recria e terminação de gado de corte com diferentes enfoques:

Treinamentos específicos para:

  • Supervisor de Confinamento
  • Controladoria em Fazendas
  • Manejo de pasto
  • Arraçoamento de bovinos
  • Programa de Estágio

Público atendido

  • Equipe Nutripura
  • Equipe dos clientes
  • Estagiários e técnicos

A sustentabilidade, pilar do CPN, por definição é quando as ações e atividades visam suprir necessidades e demandas dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

E é justamente com esta responsabilidade que o CPN opera, visando uma maior produtividade com lucro sustentável, seja por meio de pesquisa e mensuração de impactos, quanto por meio de treinamentos com pecuaristas e agentes do setor.

  • Visita de pecuaristas e base para pesquisa e treinamento
  • Projeto Canivete com todas as ferramentas
  • Ambiente ideal para mensurar os impactos ambientais do aumento da produtividade

Conselho Técnico

Para preparar nossos clientes para o futuro e oferecer os melhores produtos com um corpo técnico especializado, contamos um Conselho Técnico, formado por especialistas em diversas áreas de produção de bovinos de corte. Além da experiência, os membros do Conselho Técnico têm renome nacional e internacional, com pesquisas publicadas em veículos de grande rigor acadêmico. A multidisciplinaridade presente no conselho, aliada as ferramentas que nosso Centro de Pesquisa oferece e a identificação dos gargalos de produção em campo, nos permite desenvolver soluções orientadas pelo problema.

Dr. Juliano J. R. Fernandes

Universidade Federal de Goiás

Dr. Flávio A. P. dos Santos

ESALQ/USP

Dr. Luiz Gustavo Nússio

ESALQ/USP

Dr. Reginaldo N. Ferreira

Universidade Federal de Goiás

Dr. João Teodoro Pádua

Universidade Federal de Goiás