Blog Canivete

publicado em 14 de dezembro de 2020

CARNE BOVINA: DA NOSSA MESA PARA O MUNDO

No artigo anterior – escrito pelo Professor Doutor Cristiano Sales Prado – vimos a importância histórica e nutricional da carne vermelha para o ser humano. O objetivo agora é demonstrar a importância da carne bovina não só para Mato Grosso – artigo escrito pela Marianne Tufani, Analista de Inteligência de Mercado no IMEA – mas para o Brasil e para o mundo. A carne brasileira é global. Segundo o Beef Report 2020 da Associação Brasileira das Indústrias  Exportadoras de Carne – Abiec, o número de países destino da nossa carne bovina passou de 101 em 2018 para 154 em 2019. Nós somos os maiores exportadores do mundo, fato que se dá não só graças a competitividade e qualidade de nossa carne, assim como a confiança conquistada junto aos mercados internacionais.

E mais, nossa principal vantagem é o potencial de expansão vertical (ou seja, sem desmatamento ou aumento de área), pelo incremento da produtividade e consequente produção.

E estamos evoluindo neste sentido, com novas tecnologias envolvendo segurança alimentar, sanitária, certificação de processos, de qualidade e de origem (rastreabilidade) do rebanho.

No mapa abaixo, estão todos os destinos da carne bovina brasileira.

TEC = Tonelada Equivalente Carcaça

Para conferir os dados mais detalhados, elaboramos o dashboard abaixo, totalmente interativo. Na tabela, podemos ver os valores totais por cada país. No mapa, temos as localizações, e os tamanhos representam a quantidade exportada. Ao clicar nos botões estas informações são mostradas com maiores detalhes das respectivas categorias. Todos os dados foram obtidos da Secretaria do Comércio Exterior – SECEX.

 

Em 2019, de acordo com a Abiec, das 10,5 milhões de toneladas equivalente carcaça, 8,01 foram destinadas ao mercado interno, representando 76,3% do total da produção nacional. No mesmo ano, foram abatidas 43,3 milhões de cabeças de gado no Brasil, de um rebanho de 213,68 milhões de cabeças, ou seja, 1,02 cabeças de gado por habitante!

Em números absolutos, o PIB da pecuária de corte em 2019 foi de R$ 618,50 bilhões e representou 8,5% do PIB nacional. A produção, dentro da porteira, representa 20,73% do PIB da pecuária. Quem lidera o faturamento é o varejo, sendo responsável por 31,23%. Para entender com mais detalhes as informações, no dashboard abaixo são demonstradas as categorias que envolvem o faturamento da cadeia pecuária. Os dados são provenientes da Abiec e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A carne bovina no orçamento familiar.

Segundo dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF – realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômica – Fipe, a família brasileira destina o orçamento em sua maior parte para refeições fora de casa. Em segundo lugar, a proteína quem mais aparece é a carne bovina.

Foi justamente pensando na importância desta proteína, e na dificuldade de se alimentar fora de casa diante da crise causada pela COVID-19, que a Nutripura está ajudando centenas de famílias e pessoas autônomas de Mato Grosso que enfrentam desafios enormes para manterem sua fonte de renda.

O consumo de carne bovina por essas pessoas diminuiu, e nós, da Nutripura, sabemos que a falta dessa importante proteína no organismo pode ser prejudicial à saúde.

Com o seu apoio, nós podemos ajudar doando 1 cesta de carne bovina para cada uma das mais de 2.000 famílias afetadas pela pandemia.

Para conhecer a campanha, basta acessar www.carnenamesa.com.br.

Você tambem pode acompanhar a campanha no Facebook e no Instagram!

 

Mantenha-se atualizado! Cadastre seu contato aqui, vamos te informar sempre que sair um novo conteúdo, em primeira mão!