Mulheres Nutripura

publicado em 8 de março de 2022

A Importância do Departamento Financeiro

A Importância do Departamento Financeiro

Sou Prisciane Simões de Aguiar, 36 anos, contadora com ênfase em financeiro, mãe de dois meninos, esposa, sou supervisora financeira aqui na Nutripura. Sou apaixonada pelo meu mundo, em trabalhar e estudar, me dedico com amor por tudo o que faço.

Sobre o Departamento Financeiro

Gerenciar o dinheiro de uma empresa é muito mais do que saber quanto a empresa ganhou no ano.  O departamento financeiro é o setor responsável pela administração dos recursos financeiros da empresa. Ou seja, tudo o que é relacionado a finanças, passa por essa área. Nosso papel é garantir uma boa gestão de patrimônio e de caixa.

Aqui, vou mostrar um pouco das responsabilidades e da rotina:

Gestão do fluxo de caixa

É nosso dever gerenciar todos os fluxos de caixa. Esta área também abrange as políticas de crédito e cobrança em relação aos clientes, para garantir que os fornecedores sejam pagos corretamente e dentro do prazo.

Assessoria e obtenção de financiamento de longo prazo

É função do departamento financeiro aconselhar os sócios sobre o melhor mix de financiamento que poderia render à empresa o melhor lucro e também ajudá-las a obter financiamento de longo prazo a custos mais baixos.

Gestão de investimentos da empresa

Além de analisar e selecionar novos investimentos, também é função do nosso departamento gerenciar os ativos existentes. O capital de giro da empresa precisa ser administrado de forma eficiente de maneira a ampliar os lucros.

Auxiliar os gerentes na tomada de decisões estratégicas importantes

Também fornecemos à gestão as informações necessárias para tomar decisões estratégicas, como:

  • Quais mercados ou projetos investir;
  • Os períodos de retorno para investimentos de capital;
  • Decisões sobre o que deve ser distribuído, como, por exemplo, os dividendos do lucro;
  • Os financiamentos que poderiam render o maior lucro;
  • A decisão de como alocar recursos para investimento etc.

Em resumo, nosso departamento ajuda a avaliar e projetar cenários de forma a garantir o melhor retorno e uso do capital.

Dica da Prisciane: Educação Financeira

Quero chamar a atenção hoje para os leitores sobre educação financeira, assunto de suma importância que em 2020 passou a ser obrigatório nas escolas, para que desde de muito cedo crianças e jovens aprendam a lidar com o dinheiro de maneira consciente.

O que é Educação Financeira?

Educação financeira é muito além que pagar contas em dia, cortar gastos e guardar dinheiro, é buscar equilíbrio, ter qualidade de vida para o hoje e o futuro com segurança financeira, aproveitando os prazeres da vida e garantindo os imprevistos que podem aparecer.

Existem muitos estudos sobre educação financeira, a grosso modo trago 02 dicas básicas e eficientes:

  1. Faça um orçamento: Detalhe toda despesa e receita para visualizar para onde está indo o dinheiro, até onde pode gastar, planeje novas aquisições;
  2. Nunca gaste tudo o que ganha: Divida o dinheiro em três partes: despesas, poupar/investir e emergências.

A educação financeira te possibilita uma boa relação com o dinheiro e a realizar seus sonhos materiais, mudando hábitos e sua mentalidade você transformará sua vida financeira solida e saudável.

Fale com o Tião, nosso consultor digital!